Wednesday, June 11, 2008

Seguro de carro

Acho que este tópico merece um post... como funciona o seguro de carros aqui na China:

1. A polícia apareceu no local da batida (podemos chamar de ralada, porque foi mini mesmo, principalmente a do outro carro) e preencheu um papelzinho. Eu fiquei com uma cópia e o chinês com outra.

2. Eu tive que ligar para o meu seguro e avisar da batida.

3. Juntos, tivemos que ir a um lugar para o seguro avaliar os danos nos dois carros. Mas quando chegamos no tal lugar, não sabiam avaliar um carro de luxo (humm... acreditem ou não, o problema não era a minha Ferrari, mas sim o Porsche mesmo...). Então hoje tivemos que ir a outro lugar (do outro lado da cidade) para o seguro avaliar o mini raspão no Cayenne.

4. O cara tirou fotos de tudo, das duas carteiras de motorista, dos documentos dos dois carros e dos dois carros. A câmera aqui substitui o scanner.

5. Ali mesmo, o fulano decide quanto o seguro vai te pagar. Aprovou o meu conserto, que era BEM maior que o da outro "carrinho", em US$ 87; e que o do tal carrinho ficou em US$ 1,865. Sério, era um mini raladinho no pára-choques do Porsche. Eu tirei fotos para comprovar.

6. Agora tenho que levar o carro para arrumar, torcendo para que o valor seja suficiente (segundo o cara do seguro e a secretária da Embaixada, eles sempre estimam um valor suficiente). Aí é arrumar e pagar.

7. Levar a fatura para o mesmo lugar onde fomos hoje, na PQP, para que me reembolsem o conserto.

Mas claro que houve uma certa negociação no item 5. O cara do Porsche ficou pedindo mais dinheiro, e eu também. HAHAHA Aí o fulano vai para a baia do lado, consulta o chefe. O chefe aprova, ou não, e fim de papo. Mas é um achômetro. Cada um opina de um lado e fica este clima no ar, de que há uma graaande brecha para corrupção.

Enfim, vamos ver o que vai dar. Cenas do próximo capítulo... qual será a surpresa que me espera no conserto do carro???

No comments: